A TV Cultura estréia nesta quinta-feira, 2 de agosto, às 22h40, um novo programa de debates. Comandado pelo jornalista Alexandre Machado, "Opinião Nacional" irá apresentar, semanalmente, uma temática de interesse de todo o país, incluindo política, economia e questões sociais.

O primeiro programa terá como discussão o tema Planejamento Familiar e Aborto, e contará com a participação de diversos debatedores, incluindo o jurista Ives Gandra Martins, e depoimento do Ministro da Saúde, José Gomes Temporão. O assunto será abordado em uma reportagem e, posteriormente, colocado em pauta e discutido por seis especialistas e conhecedores da área. Os telespectadores também poderão participar, fazendo perguntas via e-mail e telefone.

A atração terá uma hora e meia de duração e contará ainda com uma platéia VIP, composta por cinco pessoas ligadas ao tema, que poderão fazer perguntas. Direto dos estúdios da Radiobras, em Brasília, o programa gravará com um nome de peso na área, que acrescentará argumentos à discussão.