A partir desta segunda, dia 6, o programa "Metrópolis" ganha novidades. A atração da TV Cultura, dedicada a srtes e espetáculos, passa a ser exibida de segunda a sexta-feira às 19h30, tendo agora como público-alvo jovens e adultos. A apresentação continua a cargo de Cuca Lazzarotto e Cunha Jr.

Nesta nova fase, o programa – agora com meia hora de duração – contará com links ao vivo, direto dos principais eventos culturais e shows, apresentações musicais no estúdio , além de matérias sobre tudo o que acontece no mundo das artes, incluindo cinema, teatro, música, making of, lançamentos de livros, arte eletrônica, arte de rua e novas mídias.

No ar desde abril de 1988, o Metrópolis conta com um acervo com mais de cem obras de artistas contemporâneos. Elas foram doadas à Fundação Padre Anchieta ao longo da vida do programa. Todos os meses um artista é escolhido e seu trabalho fica exposto no cenário do programa e, posteriormente, essa criação passa a integrar o acervo da TV Cultura. Frequentemente, a Coleção Metrópolis é exposta em museus e centros culturais do país. O programa divulga assim, de uma maneira original, as obras de artistas plásticos do Brasil.