O programa "Opinião Nacional", exibido pela TV Cultura, promove nesta quinta-feira, dia 23, às 22h40, um debate sobre a reforma política. A atração, apresentada ao vivo por Alexandre Machado, terá entre os convidados a polêmica ex-senadora e presidente nacional do PSOL, Heloísa Helena. O telespectador pode participar pelo e-mail opinião@tvcultura.com.br ou pelo telefone (11) 3677-1725.

Durante a atração, serão levantadas questões como: Quais as chances de aprovação de uma reforma que fortaleça as instituições democráticas e assegure maior legitimidade aos mandatos dos deputados e senadores?; O financiamento público de campanha pode contribuir para se combater o Caixa 2?; O Brasil deve seguir o exemplo da França, Inglaterra, Estados Unidos, Itália e Alemanha e adotar o voto distrital, ainda que seja no sistema misto?

Para debater o assunto, estarão presentes no estúdio, além de Heloísa: o deputado federal do PT/PE, Maurício Rands; o senador do PSDB/PE, Sérgio Guerra; o cientista político Bolívar Lamounier; e o presidente do IDIPEA – Instituto de Direito Político, Eleitoral e Administrativo, Alberto Rollo.