A partir desta segunda-feira, 13 de agosto, o programa "Roda Viva", exibido pela TV Cultura, passará a exibir suas entrevistas e debates com o auxílio do Closed Caption, sistema de transmissão de legendas que permite aos deficientes auditivos acompanhar na íntegra o que está sendo veiculado. A atração comandada por Paulo Markun vai ao ar às 22h40, e entrevista o economista norte-americano Nouriel Roubini.

O programa "Vitrine" também contará com o Closed Caption a partir deste mês e, até o primeiro semestre de 2009, a emissora pretende implantar as legendas em todos os programas que permitirem a inserção. "A utilização do Closed Caption na programação contribui diretamente com a inclusão social no país, pois permite aos deficientes auditivos o acesso à informação, à cultura e ao entretenimento", define o diretor de engenharia da Fundação Padre Anchieta, José Chaves de Oliveira.

As legendas ocultas, como são chamadas, podem ser reproduzidas por todo televisor que possuir a função Closed Caption (CC) e o usuário deve acionar a função através de um menu ou teclas específicas, conforme o modelo do aparelho.