Em setembro, o Canal Brasil estréia uma nova atração musical em sua grade. Comandada por Charles Gavin, baterista do grupo Titãs, "O Som do Vinil" pretende mostrar que os anos 1970 foram muito mais que a “era disco”. A atração irá ao ar a partir do dia 13, todas as quintas-feiras, às 21h.

"O Som do Vinil" é uma série de dez programas que relembra a história da música popular brasileira a partir dos álbuns mais influentes da década. No toca-discos, LPs que vão do rock ao tropicalismo, seguindo o compasso da contracultura e da resistência política. A cada episódio, são entrevistados músicos, produtores, amigos e familiares envolvidos no processo de criação dos álbuns. Imagens de arquivo, shows e videoclipes “costuram” os depoimentos, e alguns dos convidados também arriscam acordes para relembrar a trilha sonora de uma década marcada pela repressão e pelo desbunde.

“A idéia é reconstruir o clima da época, entender o que cada LP significa musicalmente. Sem didatismo, os episódios documentam a trajetória da música brasileira.”, afirma o jornalista.

( + ) Vídeo: Gilberto Gil e Os Mutantes cantam "Domingo no Parque".