O History Channel apresenta nesta segunda, dia 3, às 21h, documentário inédito sobre a polêmica fronteira entre Estados Unidos e México. O especial "Fronteira: Migração Mexicana aos Estados Unidos" aborda desde a matriz do problema, passando pelos esforços do governo norte-americano para combater a imigração ilegal.

A fronteira entre o México e os Estados Unidos tem vários significados. Para latinos de diversas nacionalidades, inclusive brasileiros, o espaço separa a pobreza da prosperidade, o fracasso do sucesso e a falta de perspectivas de esperança. Já boa parte dos norte-americanos vê a fronteira como uma grande ameaça à cultura e à economia do país. Tema de filmes como Babel (2006) e até de novelas brasileiras, como América (da TV Globo), o problema gerou ainda mais polêmica após a assinatura do presidente George W. Bush em uma resolução que prevê a criação de um muro de 1.123 km separando Estados Unidos e México.

Milhares de pessoas já morreram ao tentar cruzar a fronteira, sensibilizando a comunidade mundial e motivando protestos contra a postura do Tio Sam.