O programa Roda Viva, exibido pela TV Cultura, apresenta nesta segunda-feira, dia 29, uma entrevista inédita e gravada com o sociólogo Hugo Acedo, ex-secretário de Segurança e Convivência da Prefeitura de Bogotá.

A violência nos grandes centros urbanos preocupa a população. Hugo Acero defende que o problema da segurança é municipal e que é de responsabilidade dos prefeitos coordenarem as ações para combatê-la. Mas, segundo ele, é preciso também que todos os setores estejam envolvidos, já que a segurança pública não é uma questão só de polícia e justiça.

Hugo Acero defende que é preciso combater não só o tráfico internacional, mas também o consumo interno de drogas; enfrentar a corrupção; ter uma Justiça ágil; melhorias em saúde, educação, saneamento e transporte; entre outras medidas.

Ele critica a falta de coordenação das polícias do Brasil e diz que é preciso que as polícias Federal, Estadual, Civil e Municipal trabalhem em conjunto e com a colaboração do sistema judiciário e das instituições de controle.