O The History Channel exibe na próxima quinta-feira, 1/11, às 18h, na série Os Conquistadores, um documentário sobre um dos homens mais marcantes da história da França e da Inglaterra: Guilherme, O Conquistador.

Nascido ao norte da atual França, recebeu o nome de Guilherme da Normandia em 1035, aos sete anos, quando sucedeu o pai, o Duque Guilherme II da Normandia. Casamento, batalhas, diplomacia, intriga, intimidação eram palavras corriqueira de seu arsenal usado nas conquistas. Guilherme proclamou-se herdeiro de Eduardo, o Confessor, o então rei da Inglaterra, que não tinha filhos.

No entanto, Haroldo II acabou assumindo a coroa inglesa e Guilherme não se conformou com a situação. Ele angariou o apoio do Papa Alexandre II e seguiu com seu exército para o outro lado do Canal da Mancha. Guilherme foi coroado em 25 de dezembro de 1066 como rei da Inglaterra e morreu aos 59 anos, em 1087, deixando o trono com seu irmão, Guilherme Rufus. O filho mais novo, dos dez que Guilherme teve com sua prima, Matilda de Flandres, Henrique, chegou a ser rei da Inglaterra após a morte de Guilherme Rufus.

Para consolidar a sua autoridade, Guilherme, o Conquistador construiu inúmeros castelos e catedrais. O The History Channel analisa em detalhes suas artimanhas e estratégias para se manter no poder, além das inovações introduzidas por ele em seu vitorioso império.