A Rede Globo apresenta em dezembro uma programação especial para celebrar o fim de ano. Em 2007, a grade de atrações traz algumas novidades. Além dos especiais tradicionais, a emissora irá exibir sitcoms inéditas como "Dicas de um Sedutor", "Guerra e Paz", "Casos e Acasos" e "Faça Sua História", além de uma nova atração comandada por Xuxa.

Saiba mais sobre cada um dos especiais:

Estação Globo

Exibido nas tardes de domingo, o programa comandado pela cantora Ivete Sangalo terá a interatividade como uma das novidades neste ano. O internauta poderá, diante de uma webcam, cantar trechos de músicas de Ivete e ter sua performance exibida na abertura de cada bloco. Conduzida pelo trecho escolhido, Ivete cantará o restante da música, como um presente para o público. Ivete também atenderá aos pedidos de fãs famosos como Reynaldo Gianecchini, Lázaro Ramos e Fernanda Vasconcellos e interpretará músicas que não fazem parte do seu repertório no palco do programa.

As seis edições do programa vão apresentar uma seleção musical eclética e reunir cerca de 60 artistas e bandas convidadas. Participaram das gravações grandes nomes da música em 2007, como: Vanessa da Mata, Maria Rita, Martinho da Vila, Mart’nália, Jota Quest, Lulu Santos, Charlie Brown Jr., NX Zero, Perlla, MC Leozinho, Leonardo, Edson e Hudson, Babado Novo, Asa de Águia e Calypso.

Especial de Natal Xuxa 2007

Xuxa fará uma viagem pelo mundo, explorando a importância, a beleza e a alegria das festividades de diferentes culturas e religiões. Com números musicais de Gabriel Pensador, Olodum, As Chicas e Lenine, o programa mostrará a comemoração do Ano Novo chinês; os festejos pelo nascimento, morte e iluminação de Buda, na Índia; a Kwanzaa, a celebração da cultura negra norte-americana; o Ramadan, dos muçulmanos e a Hanukkah, da religião judaica; além do Natal em diferentes países da Europa e da América Latina.

Guerra e Paz

Escrito por Carlos Lombardi, com direção de núcleo de Roberto Talma e direção de Marco Rodrigo. Barbara (Danielle Winits) é uma escritora frustrada por ter que adotar um pseudônimo – Paloma Paz – para vender mais livros em bancas de jornal. Casada com Paulo (Mouhamed Harfouch), sua vida, no entanto, se transforma quando, numa festa de escola, reencontra Pedro Guerra (Marcos Pasquim), sua grande paixão na adolescência e também a inspiração para a criação do protagonista de seus livros: Tony Tijuana (Marcos Pasquim). O reencontro, além de reacender sentimentos guardados, faz com que Barbara, assim como em seus livros, passe a viver grandes aventuras ao lado de Guerra, atualmente um tira que adora correr riscos.

Estarão também no elenco de Guerra e Paz Carla Regina (Dorinha), Guilherme Berenguer (Frajola), Chico Anísio (Padre), Rodrigo Faro (Ferreira), Daniele Valente (Val), Maria Gladys (Zoraide), Neco Vila Lobos (Zé), Roney Villela (Jacaré), Jose Rubens Chacha (Delegado Finazzi), Simone Soares (Virginia), Miguel Nader (freqüentador da boate) e Marcos França (Josué).

Faça Sua História

Dirigido por Roberto Talma, com criação de João Ubaldo Ribeiro e Geraldo Carneiro, e argumento e roteiro também de Geraldo Carneiro, "Faça Sua História" é uma comédia com os diversos tipos que dão vida e graça ao subúrbio do Rio de Janeiro. Caberá a Oswaldir (Stepan Nercessian), um taxista que é um verdadeiro contador de histórias, revelar, de um jeito todo especial, alguns momentos marcantes e inusitados da vida destes personagens. Através de um passageiro, interpretado por Luiz Gustavo, Oswaldir apresentará sua versão dos fatos para as situações vividas por tipos como Ivonete (Mariana Ximenes), Haroldão (Malvino Salvador), Eleuza (Roberta Rodrigues), Pai Creuzo (Ney Latorraca), Maribel (Luis Miranda), Leleco (Andre Gonçalves) e Marlicene (Paula Burlamaqui), o que deixará as histórias ainda mais interessantes.

Casos e Acasos

Uma comédia de situação, com aspectos dramáticos, que vai contar três histórias de personagens distintos que se cruzarão num desfecho surpreendente. As tramas que se entrelaçam vão revelar o curioso reencontro dos amigos Freitas (Ricardo Tozzi) e Michele (Erika Evanttini), que eram apaixonados na época de faculdade; o caso tragicômico de um homem casado, Lauro (Humberto Martins), que está com a amante Gabriela (Taís Araújo) no motel e descobre que perdeu sua aliança; e o drama de Ernesto (Antônio Calloni), vice-presidente de criação de uma agência de publicidade, que tem que demitir um de seus dois melhores amigos, Felipe (Thiago Fragoso) e Adriano (Danton Mello). O diretor geral Marcos Schechtman escalou o elenco mesclando nomes conhecidos do grande público com estreantes na TV. Participarão do programa também os atores Francisco Cuoco, Marcelo Valle, Fabio Araújo, Alexandre Nero, Paula Pereira, Clarisse Derzié Luz e Bethito Tavares. O especial Casos e Acasos é escrito por Daniel Adjafre e Marcius Melhem e tem direção geral de Marcos Schechtman.

Dicas de um Sedutor

O especial conta a história de Santiago, um homem de meia idade elegante e charmoso que trabalha orientando suas clientes a conquistar ou reconquistar seus parceiros. Ele tem um escritório onde conta com o apoio de sua secretária Arlete. Em casa, o sedutor tem que administrar – muitas vezes em vão – o temperamento de sua filha adolescente Ganesha. "Dicas de um Sedutor" é escrito por Rosane Svartman, Ricardo Perrone e José Lavigne, que também assina a direção geral do especial.

Os Amadores 3

Continua a saga dos quatro amigos que se encontraram na morte e voltaram à vida para cumprir uma missão – que eles ainda não sabem muito bem qual é. "Os Amadores 3" revelará como anda a amizade do quarteto formado por Marquinhos (Cássio Gabus Mendes), um sujeito romântico; Tadeu (Otávio Muller), um cara conservador; Jaime (Matheus Nachtergaele), que é alto-astral e culto; e Guilherme (Murilo Benício), cirurgião plástico renomado. No terceiro episódio do especial, Jaime acha que a verdadeira missão do grupo é “salvar o garoto amanhã”, porém, como a descoberta foi feita a partir de uma visão, o escritor não sabe explicar quem é o garoto, onde será o fato nem do que eles irão proteger a vítima. A partir de então, todos os amigos passam a interpretar coincidências e até fatos corriqueiros como sinais do destino para o sucesso da realização desta missão.

O Segredo da Princesa Lili

O especial vai contar a história da princesa Lili (Lívian Aragão) que, com a ajuda de Didi (Renato Aragão) e do contador de histórias Arthur (Fúlvio Stefanini), realiza seu sonho de participar de um concurso de canto. Os três passarão por muitas aventuras juntos e Didi, para proteger a princesa e garantir seu sucesso no concurso, terá que enfrentar a enfeitiçada bruxa Yrvana (Daniela Escobar), numa trama com muita música, dança e animação. Participarão ainda do programa os atores Natália do Vale, Gilbert Stein, Polliana Aleixo e Eike Duarte.

Conexão Xuxa

Conexão Xuxa é o novo programa comandado pela apresentadora, que vai misturar aventura e conhecimento em uma gincana cultural. Com o objetivo de mostrar as “brasilidades” para os brasileiros, cada etapa do programa foi gravada em um local ou região diferente do nosso país, onde os participantes realizaram provas variadas, explorando pontos turísticos da cidade. Ao todo serão sete programas, exibidos sempre aos domingos, com estréia prevista para o dia 02 de dezembro, às 13h. Conexão Xuxa tem direção geral de Fabrício Mamberti e roteiro de Marcel Souto Maior.

Video Show Retrô

Neste ano, Angélica receberá André Marques em sua casa para apresentar o especial, que a exibirá uma retrospectiva dos maiores sucessos da teledramaturgia da TV Globo em 2007, incluindo os bastidores das novelas e falhas das gravações.

Roberto Carlos Especial

Com direção de Roberto Talma, "Roberto Carlos Especial" contará com a participação da atriz Camila Pitanga e dos músicos Gilberto Gil e Alcione. O show será gravado no dia 01 de dezembro, na Arena Multiuso, no Rio de Janeiro, e terá em seu repertório sucessos como “Emoções”, “Detalhes” e “Como é grande o meu amor por você”.

Retrospectiva 2007

Pela primeira vez, a Retrospectiva de fim de ano da TV Globo será apresentada fora dos estúdios da emissora. No dia 28 de dezembro, Sérgio Chapelin estará nas ruas do país para relembrar os principais acontecimentos de 2007, com ênfase no olhar do brasileiro: como a população do país viu o ano que está terminando? O público poderá opinar através da página www.globo.com/globoreporter, citando as imagens que marcaram 2007. O resultado desta votação estará refletido no programa, que vai reviver assuntos como o novo mandato do presidente Lula; a visita do Papa ao país; a atuação do presidente da Venezuela, Hugo Chávez; o caso Renan Calheiros; o caos aéreo; o choque da morte do menino João Hélio, no Rio de Janeiro; a cratera do metrô de São Paulo; e mais.

Show da Virada

Para encerrar a programação de 2007, a TV Globo exibirá na segunda-feira, dia 31, depois de "Duas Caras", o "Show da Virada". Zeca Pagodinho, Dudu Nobre, Exaltasamba, Beth Carvalho e Alcione são alguns dos artistas que interpretarão os sambas que fizeram sucesso este ano. No cenário da música pop, já estão confirmadas as presenças do Capital Inicial, Skank, Jota Quest e Blitz, entre outros. A música baiana será representada, entre outras bandas e artistas, por Ivete Sangalo, Asa de Águia, Banda Eva, Daniela Mercury, Chiclete com Banana, Cheiro de Amor, Babado Novo e Jammil e Uma Noites. Zezé di Camargo & Luciano, Calypso, Daniel, Marjorie Estiano, Bruno e Marrone, e Wanessa Camargo também estarão entre os grandes nomes da música brasileira de 2007 que animarão o show.