A partir desta segunda-feira, dia 26, os telejornais da TV Globo exibirão séries e matérias especiais sobre os 200 anos da chegada da corte portuguesa no Brasil. O projeto é realizado em parceria com o canal pago Globo News.

A jornalista Sandra Moreyra viajou à França, enquanto Mônica Sanches esteve na Inglaterra. Em seguida, as duas equipes se encontraram em Portugal. As matérias serão exibidas de novembro a março, marcando a saída da corte de Portugal, a chegada em Salvador e a ida para o Rio de Janeiro.

De 26 a 30/11, o Bom Dia Brasil dará inicio a uma série de quatro reportagens, que abordarão a histórica briga entre França e Inglaterra e o papel de Portugal, a saída da corte da Europa e as dificuldades na perigosa travessia. Na sexta, dia 30, o quadro Arte da Mesa mostrará a mesa napoleônica, com os clássicos de Antonin Carême e sua influência até hoje na cozinha internacional.

O Jornal Hoje apresentará na terça, dia 27, reportagem sobre as ervas e especiarias trazidas pelos portugueses. O objetivo é mostrar o uso desses condimentos no dia-a-dia, tanto na medicina popular dos brasileiros, como na culinária – especialmente a da Região Norte. A matéria falará ainda sobre a chegada do café ao país. O grão, que entrou contrabandeado em terras brasileiras, acabou se tornando hábito nacional.

O Jornal Nacional exibirá, de segunda, dia 26, a quarta, dia 28, três reportagens especiais de Monica Sanches: a primeira mostrando os motivos que fizeram a corte tomar a decisão de se mudar para o Novo Continente; a segunda sobre a saída da corte de Portugal; e a terceira sobre a travessia rumo à América

E no Jornal da Globo desta segunda, dia 26, a repórter Sandra Moreyra ressaltará o cenário europeu da época para entender o que fez Portugal tomar a decisão de vir para o Brasil. A matéria abordará as pressões diplomáticas e as ameaças militares da Inglaterra e da França sobre a família real.

Na Globo News, a série 1808 – A Corte no Brasil começou a ser exibida no dia 10 de novembro. A primeira etapa das reportagens, que vão ao ar sempre aos sábados, abordará até o dia 15 de dezembro diferentes aspectos deste fato histórico, mostrando as implicações políticas, econômicas e culturais, tanto na Europa como no Brasil. Assim como na TV Globo, a série da Globo News será exibida em duas outras etapas: em janeiro e em março de 2008.