Nesta segunda, dia 5, às 22h40, o programa "Roda Viva", exibido pela TV Cultura, traz uma entrevista inédita com o médico que ensinou ao mundo que rir é sempre o melhor remédio. Patch Adams ficou famoso por recorrer ao nariz de palhaço e aos cabelos coloridos para transformar quartos de hospitais em verdadeiros picadeiros.

O médico inspirou o surgimento da renomada ONG Doutores da Alegria, colaboradora na recuperação de crianças em hospitais por meio do humor e da diversão. Na entrevista ele diz que mágoas e tristezas têm relação direta com a cura de um doente, ao mesmo tempo que o humor e a alegria estão ligados ao bem-estar. A iniciativa já foi tema de um filme (Patch Adams – O Amor é Contagioso, protagonizado por Robbie Williams – trailer acima) e inspiração a profissionais do mundo inteiro.

O programa conta com uma bancada de entrevistadores formada por Claudia Collucci (repórter de saúde do Jornal Folha de S. Paulo e mestre em História da Ciência pela PUC-SP); Lucia Helena de Oliveira (diretora de redação da revista Saúde); Wellington Nogueira (fundador e coordenador geral da ONG Doutores da Alegria); Silvia Campolim (editora-chefe da revista Pesquisa Médica); Eugênio Scannavino Netto (médico, fundador e coordenador geral do projeto Saúde e Alegria, que atende a comunidades ribeirinhas na Amazônia); e Ricardo Westin (repórter especializado na área de saúde do Jornal O Estado de S. Paulo).

( + ) Clique aqui e saiba mais sobre o programa Doutores da Alegria!