No próximo domingo, estréia oficialmente a TV Digital em São Paulo. Operadoras já realizam investimentos em tecnologia e programação com a chegada do novo formato de transmissão. A principal novidade esperada para o mercado que já atua com tecnologia digital será a distribuição de sinais em HDTV.

A NET Serviços já opera em formato digital em algumas praças do país. Para estes assinantes que possuem um televisor comum, de tubo, absolutamente nada mudará com a chegada da TV digital terrestre. Entretanto, caso o assinante opte por ter acesso às imagens em alta definição (quando disponibilizado pela emissora) deverá migrar para o NET Digital HD e possuir televisor compatível com HDTV (de plasma ou LCD).

As transmissões em alta definição (HDTV) na NET iniciam já em dezembro, juntamente com a estréia oficial da TV Digital terrestre em São Paulo. Com o novo equipamento a ser lançado ainda esta semana, os assinantes da NET Digital HD poderão conferir as transmissões em alta definição e em definição padrão (SDTV).

O novo decodificador da NET Digital HD utiliza codificação MPEG-4 e é equipado com saída digital HDMI, saída óptica digital para áudio surround 5.1, conexão vídeo componente, modem interno, e disco rígido que permite a gravação digital da programação (DVR).

Em modelos mais antigos, do tipo CRT (tubo), não haverá um ganho efetivo na qualidade de imagem em relação ao padrão já apresentado pela NET Digital. Para usufruir toda a qualidade das transmissões em alta definição se faz necessário adquirir televisores HDTV Ready.