Entre os dias 17 e 22 de dezembro, o canal Discovery Channel exibe o especial "Escrituras" em comemoração ao Natal. Também faz parte do especial o documentário Noé e o Dilúvio. Confira abaixo as sinopses de cada episódio:

Moisés
17 de dezembro, às 20h

Autor de leis, líder espiritual, libertador, uma das poucas figuras que transformaram o curso da história. Este profeta que tanto influenciou cristãos, judeus e muçulmanos delineou as bases da moralidade que perduram há mais de três mil anos, seguidas por mais de dois terços da humanidade. Combinando evidências científicas com o que há de mais moderno em computação gráfica, além de reconstruções históricas dramáticas, este programa revela o lado mais fascinante de um dos personagens mais complexos e apaixonantes da Bíblia.

Em Busca do Santo Graal
18 de dezembro, às 20h

O Santo Graal é um dos maiores enigmas da história. O que realmente é e onde poderá estar? Durante séculos, os historiadores questionam-se sobre o mistério que o rodeia e Hollywood aproveita para lançar produções a respeito.

Em Busca da Cruz Verdadeira
19 de dezembro, às 20h

Será que o crucifixo no qual dizem que Jesus Cristo morreu é verdadeiro? Quais são as suas origens históricas? Qual é a evidência para a sua existência física e sobrevivência por todos estes anos? Numa igreja nos arredores de Roma, Itália, um pequeno fragmento de madeira – negligenciado por centenas de anos – pode guardar as respostas para estas perguntas e ser a pedra fundamental da gênese do cristianismo.

Noé e o Dilúvio
20 de dezembro, às 20h

Segundo a Bíblia, Noé foi um homem sagrado, que salvou a humanidade e todos os animais do mundo, em uma arca de madeira que possuía dois terços do tamanho do Titanic. Mas o quanto desta história é realmente fato? O Discovery Channel explora a lenda de Noé e questiona se esta história poderia ser verdade. Usando gráficos gerados por computador e dramáticas reconstruções, NOÉ E O DILÚVIO examina todos os aspectos do mito – a arca, os animais, a grande inundação e o próprio Noé – revelando uma nova versão para esta antiga história e ainda algumas surpreendentes conclusões.

As Escrituras – Quem matou Jesus Cristo?
21 de dezembro, às 20h

Este episódio aborda o clima político, os personagens e os acontecimentos que cercaram a execução de Jesus de Nazaré. Os especialistas examinam os motivos e os métodos de Herodes, Poncius Pilatos, os sacerdotes dos templos, o sistema judicial e a multidão que supostamente exigia a morte de Jesus. Especialistas em reconstituição também apresentam uma revelação surpreendente sobre a causa da morte de Jesus.

As Escrituras – Maria Madalena
22 de dezembro, às 20h

Este episódio analisa a vida de Maria Madalena e mostra que, ao contrário do que conta a história, ela pode não ter sido uma prostituta. Ao explorar o papel das mulheres de seu tempo, os estudiosos focam na participação de Maria Madalena na vida de Jesus e nos primórdios da igreja cristã.