A HSW International, proprietária do HowStuffWorks Brasil, anunciou ontem que sua maior acionista, a HowStuffWorks, formalizou um processo anunciado anteriormente com a Discovery Communications, empresa com mais de 1,5 bilhão de assinantes em todo o mundo.

A fusão do HowStuffWorks com a Discovery Communications deve acelerar e enriquecer o conteúdo do HowStuffWorks, o que beneficia diretamente os sites da HSW International. A HSW International continua a ter os direitos exclusivos e perpétuos sobre o conteúdo do HowStuffWorks para uso no Brasil e na China e tem a opção de licenciar o conteúdo na Rússia e na Índia.

Como declarado no anúncio da fusão, em 15 de outubro de 2007, a Discovery Communications e a HSW International pretendem chegar a um acordo para dar à HSW International o direito de publicar online, no Brasil e na China, o conteúdo da Discovery Communications que estiver integrado ao site HowStuffWorks. Depois da transação a HowStuffWorks, subsidiária integralmente pertencente à Discovery Communications, vai permanecer como maior acionista da HSW International.

Segundo os termos do negócio, a HSW International tem em seu conselho dois novos diretores: Bruce Campbell, presidente de Mídia Digital, Redes Emergentes e Desenvolvimento de Negócios da Discovery Communications, e Arthur Kingsbury, executive tarimbado com quase 40 anos de experiência nos setores de mídia e telecomunicações. A terceira nomeação feita pela HowStuffWorks é a de Jeff Arnold, atual presidente do Conselho Diretor da HSW International e CEO da HowStuffWorks.

"Bruce Campbell e Art Kingsbury acrescentam valiosa experiência à nossa estratégia de desenvolver oportunidades de publicação de conteúdo nos mercados digitais do Brasil e da China, de rápido crescimento, e potencialmente na Índia e na Rússia. Juntos, esses mercados representam aproximadamente 42% da população mundial", diz Jeff Arnold.