Entre os dias 10 e 18 de dezembro, a TV Gazeta exibe no Jornal da Gazeta uma série de 14 reportagens que analisa a rede de proteção social dedicada às crianças infratoras e vítimas de violência. Serão exibidas diariamente duas reportagens temáticas, que mostram a realidade americana e a brasileira, acompanhadas de uma entrevista, no estúdio do Jornal da Gazeta, com especialistas no assunto.

A equipe, formada pela repórter Mariana Caetano, pelo cinegrafista Tiago de Paula e pelo produtor-executivo Silvio Henrique Barbosa, viajou durante 15 dias gravando em seis cidades de quatro estados americanos: Nova York, a capital Washington, Alexandria, na Virginia, Los Angeles e Irvine, na Califórnia, e Miami, na Flórida.

O Jornal da Gazeta produziu 25 horas de gravações e registrou entrevistas com personalidades públicas, como o ex-prefeito de Miami por três mandatos, Juiz Seymour Gelber, e chefes das polícias de Nova York e de Los Angeles, para discutir os programas de recuperação de jovens infratores e as políticas de combate às gangues e à violência juvenil.

A série Direito à Infância é complementada por reportagens preparadas no Brasil pela repórter Sabrina Pires, que visitou unidades de internação de menores da Fundação Casa, antiga Febem, encontrou crianças e adolescentes que vivem nas ruas ou que apenas trabalham nas ruas, retornando para casa a noite; conheceu a rede de voluntariado da maior cidade do país e o drama das mães de crianças desaparecidas, que lutam pela criação de um cadastro nacional que ajude na busca de seus filhos.

Inscrita com o roteiro da série de reportagens Direito à Infância, a TV Gazeta concorreu com outras 180 emissoras da América Latina e foi premiada no concurso internacional TV-Coop, promovido pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos.

Foto: Divulgação