O canal The History Channel exibirá na próxima sexta, dia 7, às 22h, o especial inédito "John Lennon – O Mito" sobre um dos mais polêmicos integrantes dos Beatles. No início da década de 1970, Lennon deixou os Beatles e em dezembro de 1980 foi assassinado por um fã, na frente do prédio em que morava em Nova York.

Ícone de uma geração, John Lennon é considerado por muitos como o maior músico do século XX e, ao lado de Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, imortalizou os Beatles. Nunca, antes ou depois dele, um artista encantou tanta gente, durante tanto tempo, em tantos lugares, ou influenciou de maneira tão completa a época em que viveu.

Lennon nasceu em 9 de outubro de 1940, em Liverpool, na Inglaterra. Criado por uma tia, ele aprendeu a tocar guitarra com a própria mãe nas visitas que recebia dela. Na adolescência se aproximou do rock e mergulhou nos discos de Elvis Presley e Chuck Berry e, ainda na escola, criou o Quarrymen – grupo que mais tarde daria origem aos Beatles.

Lennon sempre gostou de escrever e seus antigos poemas se transformaram em um prefácio das letras que o tornariam famoso, como os clássicos Stand By Me (veja vídeo acima), Love, Mind Games, Starting Over, Woman e Imagine.