O Hallmark Channel estréia no dia 27 de janeiro, às 22h, o longa "Rapsódia em Agosto". A produção é o penúltimo filme do diretor japonês Akira Kurosawa e conta com Richard Gere no elenco.

No filme, uma senhora sobrevivente da bomba nuclear em Nagasaki encontra-se com os netos ocidentais e o sobrinho Clark (Richard Gere). A partir desta ocasião, relembra a história de sua família e da sociedade japonesa de seus tempos para compreender o seu passado e presente.

Esta é a penúltima produção do influente diretor japonês, sendo considerada como responsável pela sua reconciliação com o público e a crítica. Desde 1975, Kurosawa vinha realizando produções com dinheiro estrangeiro. Seu comprometimento com o Ocidente causava revolta entre os produtores japoneses, que o tinham como cineasta de exportação. Com a crítica aos Estados Unidos presente em Rapsódia em Agosto, Kurosawa teve a reparação com seus patrícios.

Akira Kurosawa nasceu a 1910, em Tóquio; onde também falece em 1998. Introdutor do gênero samurai no cinema e marcado pelos elementos nipônicos de sua poética, teve grande parte de sua obra influenciada por Shakespeare e pela literatura russa de Dostoiévski, Tolstói, Gorky e outros; além de artes japonesas como Noh e teatro Kabuki.

Em 1984, recebeu a Légion d’honneur; alta condecoração francesa. Seis anos depois, em 1990, recebe um Oscar honorário pelo conjunto de sua obra, influência foi decisiva na formação de variadas gerações de cineastas.