A TV Cultura exibe no próximo domingo, dia 20, às 18h, o documentário "Meu Aniversário em 2050". A produção foi realizada em parceria entre a emissora educativa brasileira e a KBS – TV Pública da Coréia do Sul e visita 5 países.

Com 52 minutos, o programa faz uma previsão das conseqüências do aquecimento global em Bangladesh, Mongólia, Coréia, Quênia e Brasil, e mostra as medidas que já estão sendo tomadas em cada um desses países para tentar reverter e evitar situações catastróficas.

Para cada país foi tratado o tema que mais aflige a população, como as enchentes em Bangladesh; as tempestades de areia na Mongólia; o aquecimento das águas e da temperatura na Coréia; as doenças no Quênia e no Brasil, o desmatamento da Amazônia. O país foi o único a enviar um repórter mirim para contar como será a floresta daqui a 50 anos.

A maior floresta tropical do mundo é desvendada pelo estudante paulistano Guilherme Carnaúba, de 16 anos, que passa por municípios como Santarém e Monte Alegre, no Pará; conversa com estudantes da região e especialistas; mostra pinturas rupestres encontradas na área; e conhece estudos de campo e de laboratório em São Paulo.