O Canal Brasil estréia na sexta-feira, dia 22, às 19h30, a faixa "Olhar da História". O bloco será especialmente dedicado para a exibição de produções que se propõem a discutir e investigar a história do país. O bloco terá reprise aos sábados, às 13h30.

Na estréia, o canal exibe o longa "Jango", uma produção de 1984. Através da figura de João Goulart, o cineasta Sílvio Tendler busca neste filme transmitir a necessidade de justiça social e da construção de um projeto político, econômico e social para o país. O longa mostra a polêmica trajetória do político (1918-1976), gaúcho de São Borja e único presidente a morrer no exílio.

Explorada em seus mínimos detalhes, a coletânea de filmes caseiros, fotos, documentários antigos e entrevistas acompanha a vida de Jango, desde seu primeiro cargo, como ministro do Trabalho no Governo Vargas, até o exílio no Uruguai e Argentina, depois do Golpe de 64. Há ainda muitas imagens inéditas, como de suas viagens à China e à Rússia e a de seu histórico discurso na ONU. O ápice do filme é o comício da Central do Brasil, em 1964, que, segundo especialistas, precipitou o Golpe Militar. O documentário conta ainda com depoimentos de importantes figuras políticas, como Leonel Brizola, Frei Betto, Celso Furtado, Afonso Arinos e Carlos Muricy, dentre outros.