A Comissão Federal de Comunicações (FCC – Federal Communications Commission em inglês) aprovou nesta terça-feira, dia 26, a transferência do controle da DIRECTV Group para a Liberty Media Corporation. A DIRECTV Group possui 76% das ações da SKY Brasil.

O acordo anunciado em dezembro de 2006 (confira aqui) previa a transferência de ações entre a Liberty Media Corporation e a News Corp. Na transação, a Liberty Media Corp trocou seus 16,3% de ações na News Corp pelos 38,5% das ações que a News detinha na DIRECTV Group.

O órgão norte-americano impôs certas condições para garantir que transação assegurará a competição e a diversidade no mercado de TV paga. As condições exigidas ainda não foram divulgadas, mas de acordo com os documentos conferidos pela Redação 2JOVEM não devem ser diferentes àquelas impostas na época de aprovação de compra da operadora pela News Corp.

A transação foi aprovada por unanimidade, embora dois membros da Comissão tenham expressado preocupação quanto ao processo. "No fim das contas, esta operação não é uma ocasião para saltar de alegria", disse o comissário Michael Copps.