[globo:ebbb2c30b6]http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM804196-7823-VEJA+AS+CHAMADAS+DA+SERIE+OS+RETORNADOS,00.html[/globo:ebbb2c30b6] O canal Globo News estréia neste domingo, dia 30 de março, a série "Os Retornados". São três programas semanais, em que o repórter Claufe Rodrigues, o produtor Alexandre dos Santos e o repórter cinematográfico Paulo Pimentel mostram a cultura e o cotidiano do país, que tem sua história ligada ao Brasil.

A série conta a saga das famílias de aventureiros e ex-escravos brasileiros que voltaram para a África após a abolição da escravatura. No Benim, os descendentes dos retornados contabilizam cerca de 6% da população do país.

Dentre as tradições do Benim está a Festa da Burrinha, apresentada ao país pelos retornados, que conheceram a festividade no Brasil. Outra tradição brasileira copiada por lá é a Missa do Senhor do Bonfim, famosa na Bahia, de onde muitos retornados vieram. O estado, aliás, está presente também na arquitetura do país. São muitos os casarões antigos encontrados que foram construídos com o estilo arquitetônico das casas baianas do período em que os aventureiros e escravos ainda não haviam retornado para o continente africano.

O Benim, que tem cerca de 150 línguas diferentes faladas pelo seu povo, adotou o francês como idioma oficial. Porém, guarda uma curiosidade cultural na gastronomia. Apesar de dificilmente serem oferecidos cursos de português no país, na cozinha eles falam a língua dos brasileiros: a “feijoadá”, o “cozidô” e a “cocadá” fazem muito sucesso por lá.