[globo:eca10ce8e7]http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM808556-7823-N-TODOS+JUNTOS+CONTRA+A+DENGUE,00.html[/globo:eca10ce8e7] A Rede Globo iniciou na última quinta-feira, 27 de março, uma campanha de combate à dengue. Na primeira ação realizada pela emissora, artistas e funcionários doaram sangue durante uma edição especial do RJTV.

A apresentadora do RJTV, Renata Capucci, também teve o sangue coletado, ao vivo, enquanto apresentava o jornal, chamando atenção para a importância da iniciativa. Marcelo Faria, Letícia Spiller, Fernanda Paes Leme, Emílio Orciolo, Cássio Gabus Mendes, Armando Babaioff, Jaqueline, do BBB, foram alguns dos famosos que engrossaram o número de doadores.

"A Globo tem como tradição fazer campanhas comunitárias. Esta é nacional, mas, devido à epidemia de dengue, percebeu-se a necessidade de uma ação diferenciada no Rio de Janeiro. Em contato com o Hemorio, soubemos das dificuldades no estoque de plaquetas e oferecemos a CGP como ponto de partida para o ônibus de coleta. Nada melhor do que dar o exemplo dentro de casa", explicou Luis Erlanger, diretor da Central Globo de Comunicação.

De acordo com o Hemorio, são necessárias, em média, sete bolsas de sangue para a produção de apenas uma bolsa de plaqueta, substância usada em tratamentos da dengue. O aumento dos casos tem diminuído o estoque. "Lembrando que as plaquetas têm uma validade de cinco dias desde a doação", explica a diretora geral do Hemorio, Clarisse Lobo.