O programa "Salto para o Futuro" é exibido de segunda a sexta, às 19h, pela TV Escola. Nesta semana, a série vai discutir temas como a história da Educação Ambiental no Brasil, a Política Nacional de Educação Ambiental, a educação no processo de gestão ambiental, a inserção da Educação Ambiental na escola, entre outros. Os programas são reprisados de segunda a sexta, às 5h, 11h e às 15h. Confira abaixo os destaques para esta semana.

A Educação Ambiental no Brasil
Segunda, 24/3

Neste primeiro programa, será mostrada a EA nos diferentes setores e grupos sociais, a partir dos anos 1970, focalizando a importância do movimento ambientalista para sua difusão e para a construção de sua identidade. O diálogo entre a EA e a educação popular iniciado nos anos 1980 e suas implicações para a politização da EA e para a aproximação desta com o “mundo da educação”. O perfil do educador e da educadora ambiental hoje e sua prática, com destaque para a ação escolar. As características centrais da EA no Brasil e em que esta se aproxima e se distingue das propostas de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (promovida pela ONU), de alfabetização ecológica, entre outras que se apresentam no cenário internacional.

A Política Nacional de Educação Ambiental
Terça, 25/3

No segundo programa, serão debatidos estes temas, entre outros: a estruturação do órgão gestor da Política Nacional de EA (PNEA) e seu caráter de ineditismo internacionalmente reconhecido; as diretrizes e prioridades da PNEA; o Programa Nacional de EA de 2004 e sua construção participativa; o Programa de Formação de Educadores (as) Ambientais e sua relevância para a inserção da EA nos diferentes espaços pedagógicos; os coletivos jovens e os coletivos educadores e o processo de enraizamento da EA no país. E ainda: a estratégia política de articulação internacional para o fortalecimento da EA; a realização de eventos nacionais e internacionais para a publicização das reflexões internas à EA; a organização em redes e o diálogo entre educadores e educadoras ambientais; os Com-vidas, a Agenda 21 escolar e a participação escolar na EA; a produção de materiais de apoio às ações.

A educação no processo de gestão ambiental
Quarta, 26/3

No terceiro programa da série, serão enfocados esses temas: as finalidades da educação no processo de gestão ambiental; o caráter de obrigatoriedade da EA nos instrumentos de gestão existentes no Brasil; a EA no licenciamento: a preparação da comunidade para a audiência pública, a formação do trabalhador e a relação com a comunidade do entorno diretamente atingida por um empreendimento. Também serão debatidas estas questões: a EA em unidades de conservação e em áreas protegidas: a gestão participativa destas unidades territoriais; as possibilidades de relação entre estas ações, no âmbito da gestão ambiental, com as escolas que se inserem nas áreas de influência de uma AP ou UC e na região afetada por um empreendimento licenciado.

A perspectiva crítica e emancipatória da Educação Ambiental
Quinta, 27/3

No quarto programa, será debatida a perspectiva crítica e emancipatória da Educação Ambiental: as premissas desta abordagem e no que ela se distingue de outras possibilidades. A importância desta perspectiva para o processo escolar (gestão e currículo). O diálogo entre a EA e a educação propiciado por esta perspectiva. A ação participativa e problematizadora da realidade socioambiental na escola e a relação desta com outros espaços pedagógicos (museus, movimentos sociais, unidades de conservação, etc.).

A inserção da Educação Ambiental na escola
Sexta, 28/3

No quinto programa, serão mostradas as modalidades de EA encontradas na escola: limites e possibilidades de cada uma. O perfil de quem realiza. As principais temáticas abordadas. As políticas de fomento à formação e à participação de professores em eventos e cursos. A relação com a comunidade do entorno. A construção do Projeto Político-Pedagógico.