O "Forum Brasil – Mercado Internacional de Televisão" abriu inscrições para pitchings e screenings da nona edição do mais importante encontro independente de negócios em programação de TV da América Latina.

O evento ocorre nos dias 3, 4 e 5 de junho em São Paulo, no Centro de Exposições Frei Caneca. Neste dias, os produtores poderão apresentar seus projetos a broadcasters do Brasil e do exterior nas cabines de screening. Já nas sessões de pitching serão premiados os melhores projetos em animação e programas de TV. Além disto, o canal Discovery Channel premiará com 20 mil dólares o melhor projeto de documentário apresentado no pitching.

Os projetos de para pitching poderão ser submetidos por qualquer empresa inscrita no evento. A data limite para inscrição nas categorias animação e programa de TV é até o dia 12 de maio. Já as inscrições para screening poderão ser realizadas até o dia 16 de maio.

A avaliação dos projetos inscritos será realizada por um júri internacional composto por executivos de canais de TV aberta, por assinatura e convidados que poderão entrevistar e orientar o produtor sobre formas de aprimorar a produção e torná-la mais comercial.

No ano passado, foram premiados os seguintes projetos: na categoria série de televisão "Os Buchas – A Série", da Vitória Produções, do Rio de Janeiro; na categoria animação, o escolhido foi "Os Abelhudos – A Série", da Editora Os Abelhudos, de Curitiba/PR e na categoria documentário, "À Margem do Lixo", de Evaldo Mocarzel, da Raiz Produções Cinematográficas, de São Paulo.

Os screenings poderão ser inscritos nas seguintes categorias: documentário ou série documental; série de ficção; longa, curta ou série de animação; interprograma, vinheta; programa de linha (game-show, talk-show, culinária/gastronomia; turismo; infantil etc); reality shows; musicais; filmes de longa ou curtas-metragens, telefilmes.

Os interessados em apresentar projetos e produções no 9º Forum Brasil podem obter mais informações pelo site www.forumbrasiltv.com.br, no qual estão disponíveis o regulamento e as fichas de inscrição para os pitchings e os screenings. O evento é promovido pela revista TELA VIVA e realizado pela Converge Comunicações.

Para a edição deste ano estão confirmados executivos de empresas como National Geographic, Cartoon Networks, Boomerang, Fox, HBO, Viacom, Televisa, TV Unam, TV Azteca, ITVS, Canal Encuentro, Latinoamerica Television, Discovery, Canwest, Arte, Media Max, além dos principais canais e programadoras nacionais e de televisões abertas de todos os países de língua portuguesa.