Durante o mês de maio, o canal VH1 exibe um especial de 4 partes sobre a História do Heavy Metal. O gênero é um dos mais criticados e famosos de todos os tempos.

Por carregar com uma overdose o espírito do rock’n’roll, bandas como Black Sabbath, Iron Maiden, Mötley Crüe, Slayer e até grupos mais recentes, como o Slipknot (veja clipe ao lado), foram odiados pelos críticos, temidos pela família, criticados pelos políticos e culpados por todos os males do mundo – isso sem falar nas acusações e intrigas relacionadas a pactos sinistros e satanismo.

Confira abaixo os destaques:

A História do Heavy Metal – parte 1
Segunda-feira, 05 de maio, às 23h

Confira as raízes do pesadelo particular do metal, no início dos anos 1960, na explosiva cidade de Birmingham até a trajetória espetacular do Kiss e do glam metal, no início dos anos 1970.

A História do Heavy Metal – parte 2
Segunda-feira, 12 de maio, às 23h

A British Steel examina o doloroso crescimento do metal durante os anos 1970, quando os críticos de rock e punk rock deram pouca atenção ao gênero. No final da década, bandas como Judas Priest, Iron Maiden e Def Leppard deram luz para o que mais tarde seria chamada “a nova onda do heavy metal inglês”.

A História do Heavy Metal – parte 3
Segunda-feira, 19 de maio, às 23h

Looks That Kill vê o metal fazer sucesso em tudo quanto é lugar, como a ensolarada Califórnia, com Quiet Riot e Mötley Crüe – era o amanhecer do metal. E, para desafiar os egos inflados de todos, aparece um pequeno filme chamado Isto é Spinal Tap.