O programa "Provocações" desta sexta-feira, dia 4 de abril, às 23h30, na TV Cultura, traz o apresentador Antonio Abujamra em um bate papo com o andarilho Carlos Carbonel, formado em engenharia pela Escola Politécnica da USP, fala diversos idiomas e usa a internet para se informar e comunicar.

Por meio de Carbonel, a entrevista do “Provocações” aponta a realidade das pessoas em situação de rua e levanta a bola para questões como a exclusão social, a desesperança e as oportunidades, ou falta delas. Carbonel se mostra desacreditado da sociedade, e diz que não gosta de depender das pessoas, recolhe papelão para comer e usa a internet. Perguntado se é feliz, ele diz não saber o que é felicidade.

Durante o bate-papo, o convidado conta que tem mulher e filhos, mas foi obrigado a abandonar tudo durante a ditadura militar, com medo de se tornar mais uma vítima do sistema ditatorial, como aconteceu com alguns amigos desaparecidos. Neste período, ele abandonou a família e saiu de São Paulo. Foi para o Mato Grosso e depois para o Paraguai.

Carbonel também viajou para Itália, França e Alemanha, e ficou durante três anos e meio na Suíça, chegando a ganhar o suficiente para se manter. Quando tudo estava indo bem, um plano econômico novamente tirou tudo o que tinha e então ele desistiu de vez. "Não acredito mais no sistema", diz.