O programa "Salto para o Futuro" é exibido de segunda a sexta, às 19h, pela TV Escola. Nesta semana, a série vai discutir temas como a constituição de cidade enquanto espaço educativo. Os programas são reprisados de segunda a sexta, às 5h, 11h e às 15h. Confira abaixo os destaques para esta semana.

Cidade e Cidadania
Segunda-feira

Neste primeiro programa, pretende-se enfocar os conceitos de cidade e de cidadania, buscando suas relações em seus aspectos históricos, culturais e sociais, contextualizando-os, apresentando suas variantes, em diferentes tempos e espaços. A proposta é a de produzir informação e promover o debate, de modo a permitir a reflexão sobre a formação e o exercício da cidadania em diferentes espaços urbanos, em tempos atuais.

Patrimônio e Memória
Terça-feira

A proposta do segundo programa é ressaltar a importância de pesquisar e conhecer, através da memória social, o patrimônio histórico, artístico e cultural das cidades, principalmente aquelas em que vivemos, para sua maior valorização e preservação, permitindo rever valores e conceitos. O patrimônio – material e imaterial – deverá ser enfocado como produto social, inerente à história e à cultura próprias daqueles que o produzem, em diferentes espaços e comunidades urbanas. Para isso, relatos e memórias de indivíduos, grupos e comunidades deverão ser considerados como fontes de informação, preservação e resistência cultural.

Centro e Periferia
Quarta-feira

Neste terceiro programa, as propostas são: discutir os conceitos de “centro” e de “periferia”, no espaço urbano, a partir do debate acerca dos fatores históricos, sociais e culturais que os determinam e caracterizam; valorizar as produções culturais realizadas nesses espaços urbanos, seus agentes sociais e suas formas de organização e de reprodução social; perceber as interações entre esses espaços, através de suas produções e manifestações culturais, rompendo fronteiras e preconceitos, ampliando o conhecimento sobre suas formas de ser e de existir.

Urbano e Rural
Quinta-feira

Neste quarto programa, pretendemos realçar as relações existentes entre o “urbano” e o “rural”, com destaque para os fenômenos sociais e as manifestações culturais presentes em ambos os espaços, cada vez mais presentes na vida cotidiana dessas populações, em função dos crescentes deslocamentos humanos e do transporte cultural, ocorridos de um meio para o outro, gerando novas formas de organização e cultura.

Pluralidade e Diversidade
Sexta-feira

No último programa da série, pretendemos destacar a pluralidade e a diversidade étnica e cultural da sociedade em que vivemos; debater sobre o respeito à alteridade, como princípio educativo, para uma vida em sociedade mais ética, solidária e cidadã; apresentar experiências vivenciadas em comunidade, em que práticas de solidariedade, de respeito às diferenças e ao outro fazem parte de sua história.