O canal Telecine Cult exibe durante o mês de abril, aos domingos, na faixa das 20h, um festival de filmes em homenagem ao vencedor do Oscar e mais jovem diretor a receber a Palma de Ouro em Cannes, Steven Soderbergh.

Com um currículo que alterna produções indies e blockbusters, Soderbergh começou a ganhar atenção da mídia em 1986, quando dirigiu as filmagens de um concerto do grupo Yes, que acabou indicado ao Grammy. Em 1989, lançou “Sexo, Mentiras e Videotape”, que lhe rendeu a Palma de Ouro em Cannes, uma indicação ao Oscar por melhor roteiro original e o reconhecimento público.

Confira abaixo os destaques do festival:

Sexo, mentiras e videotape
04/04, às 20h05
Graham é um homem impotente que grava depoimentos femininos sobre suas experiências sexuais. A partir destes vídeos, o filme expõe os valores morais da classe média americana.
Além da Palma de Ouro para Soderbergh, o filme rendeu o prêmio de melhor ator em Cannes para James Spader, uma indicação ao Oscar de melhor roteiro, entre outros.

O Estranho
04/04, às 20h20
Um homem sai da prisão e vai até Los Angeles para descobrir quem matou sua filha. Lá, descobre uma cultura diferente e revê seus conceitos.

Solaris
18/04, às 20h05
George Clooney encabeça o elenco da produção, indicada ao Urso de Ouro em Berlim, na categoria direção. Na trama, ele é um psicólogo chamado para investigar acontecimentos em uma nave que estudava o planeta Solaris. Ele descobre que pessoas conhecidas da tripulação apareceram misteriosamente na nave, incluindo algumas que estavam mortas.

Bubble
25/04, às 20h30
Martha e Kyle trabalham juntos em uma fábrica de bonecas e acabam se tornando grandes amigos, apesar da grande diferença de idade. A boa relação entre os dois fica conturbada com a contratação de uma nova e atraente funcionária. Com um elenco formado apenas por atores não profissionais, o filme tem boa parte dos diálogos improvisados. Outra curiosidade é que a casa dos próprios atores foi usada como locação.