O canal Discovery Channel exibe neste domingo, dia 29 de junho, às 21h, o documentário "Rastro de um Assassino". O programa, de uma hora de duração, centra-se em uma das investigações mais exaustivas e extensas já realizadas na Colômbia para identificar, capturar e processar Luís Alfredo Garavito, um pedófilo e assassino em série.

O Discovery Channel reabre a investigação com o objetivo de verificar se Garavito, apesar de seus crimes hediondos, poderia ser absolvido antes de 2010 por concessões outorgadas pela lei colombiana. Para criar uma nova versão para o documentário, uma produção original exibida pela primeira vez na América Latina em 2002, o Discovery Channel entrevista o Procurador Geral da Colômbia, Mario Iguarán, e o psiquiatra Mauro Torres.

Iguarán questiona o código penal vigente na Colômbia e revela se Garavito pode aspirar à diminuição de pena que outorga a lei colombiana a presos que reúnem certos requisitos. Mauro Torres, por sua vez, depois de estudar o caso durante vários anos, trata de explicar os transtornos mentais que levaram Garavito a cometer os crimes, e responde se ele pode ser reabilitado ou reintegrado à sociedade.