A partir deste domingo, 1º de junho, a Globo News homenageia um dos maiores poetas da língua portuguesa num especial inédito. "Fernando Pessoa, O Poeta Fingidor" irá ao ar para lembrar os 120 anos de nascimento do escritor, numa série de três programas intitulados O Mito, O Homem e O Poeta, que mostram suas diferentes faces. O primeiro especial estréia às 23h, e os demais vão ar ao nos dias 08 e 15. [globo:55a8fa45a6]http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM834327-7823-A+IMPRESSIONANTE+HISTORIA+DE+FERNANDO+PESSOA,00.html[/globo:55a8fa45a6]

Claufe Rodrigues entrevistou as duas únicas pessoas ainda vivas que tiveram contato com Pessoa. Uma delas é Manuela Nogueira, sua sobrinha, que é responsável pelo espólio do escritor e lembra de momentos de sua infância em que o tio estava presente. Outro que o escritor como um dos personagens de sua vida é Antonio Seixas, filho do barbeiro e amigo do poeta. O português Ivo Castro, que coordena a Equipa Pessoa, uma comissão designada pelo governo português a pesquisar e decifrar os textos (desde guardanapos de botequim a romances inteiros) do poeta, também participa do especial.

Dentre os especialistas na obra do poeta ouvidos pela produção, estão Teresa Rita Lopes (crítica literária e escritora que este ano publica uma biografia do poeta), José Blanco (escritor e pesquisador, ex-presidente da Fundação Calouste Gulbenkian) e Amélia Pinto Pais (professora e escritora). O especial também mostra imagens de lugares que marcaram a vida de Fernando Pessoa, como o Largo de São Carlos, onde o poeta nasceu. Fernando Pessoa morreu aos 47 anos, em Portugal, no dia 30 de novembro de 1935.