O programa "Salto para o Futuro" é exibido de segunda a sexta, às 19h, pela TV Escola. Nesta semana, a série pretende colocar em debate experiências no âmbito da educação formal e não-formal em comunidades das chamadas "periferias". Ao problematizar o próprio conceito de periferia, o objetivo é valorizar as vozes e as ações dos projetos sociais e suas interlocuções com a sociedade em geral e com a escola, em particular. Os programas são reprisados de segunda a sexta, às 5h, 11h e às 15h. Confira abaixo os destaques para esta semana.

Projetos e movimentos sociais
Segunda-feira

O primeiro programa pretende trazer para o debate os projetos sociais, os movimentos sociais e a escola, refletindo sobre os limites e convergências na construção da cidadania plena.

Novas linguagens no espaço da escola
Terça-feira

O segundo programa pretende debater as novas linguagens que invadem o espaço formal da escola. Como os professores, os alunos e a comunidade estão construindo novas possibilidades de gestão?

A tematização da violência
Quarta-feira

O terceiro programa tem como proposta discutir a tematização da violência e as conseqüências de buscar e de entender as raízes do problema.

Novos marcos sociais: identidades e diversidades
Quinta-feira

O quarto programa vai apresentar e debater esta questão: Identidades, diversidades, liberdades – como educar a sociedade para os novos marcos sociais?

Projetos sociais e relações de gênero
Sexta-feira

No quinto programa, será discutida esta temática: Os projetos sociais superaram os preconceitos e dificuldades nas relações de gênero? Estamos diante de uma geração de novos jovens homens e novas jovens mulheres?