O Canal Rural e a Massey Fergunson anunciaram na última segunda-feira, dia 25 de agosto, o lançamento do Projeto Jovem Inovador. O projeto irá premiar estudantes universitários e de escolas técnicas de todo o país. Podem se inscrever alunos de qualquer área, desde que o projeto apresentado seja especificamente focado no agronegócio.

Os trabalhos dos oito finalistas serão temas do programa Técnica Rural Gestão e Inovação. Os programas irão ao ar entre os dias 27 de setembro e 16 de novembro. Os nomes dos dois vencedores – um de nível universitário e outro de escola técnica – serão anunciados no programa Pergunta Brasil no dia 10 de dezembro. Eles receberão um prêmio de R$ 5 mil cada, além do direito a uma visita técnica de cinco dias à fábrica da Massey Ferguson, em Canoas (RS).

Podem participar do prêmio alunos regularmente matriculados em faculdades e escolas técnicas reconhecidas pelo Ministério da Educação. Os candidatos precisam ter até 35 anos. Os projetos de pesquisa inscritos devem ser orientados por um professor e apresentar resultados. As inscrições estão abertas e devem ser feitas no site especial do Projeto Jovem Inovador (www.canalrural.com.br/joveminovador) até o dia 18 de setembro.

"Vivemos um novo momento, hoje o agronegócio começa a ser percebido em sua real dimensão por outros setores da sociedade. Com este projeto queremos estimular os estudantes de todo o Brasil a verem o mundo rural como uma oportunidade real para seu desenvolvimento profissional. Vamos buscar, dentro das universidades e das escolas técnicas, projetos que possam trazer benefícios para os produtores dos diversos segmentos do agronegócio", explica Cezar Freitas, diretor de Produto do Canal Rural.

A escolha dos vencedores será feita com a participação do público, em votação aberta, pelo site do Canal Rural. A nota obtida pela internet vai ter peso de 20% no resultado final para escolha dos projetos vencedores, somada ao resultado dos membros da comissão julgadora.