A relação entre o brasileiro e a música foi tema de estudo realizado pelos canais Vh1 e MTV Hits. De acordo com a pesquisa realizada em maio deste ano a música está fortemente presente na vida dos brasileiros.

O estudo revela que o brasileiro é capaz de se lembrar espontaneamente de 31 gêneros musicais, enquanto os mexicanos citam apenas 25. A pesquisa foi realizada em São Paulo e na Cidade do México, os entrevistados tinham entre 18 e 35 anos e pertencem as classes A e B.

A pesquisa "A Música em Nossas Vidas" revelou ainda que as primeiras influências musicais costumam vir de casa, e parte dos jovens escuta o que os pais ouviam – hits dos anos 60, 70 e 80. "O jovem está cada vez mais buscando entretenimento dentro de suas casas. A violência urbana, somada ao desejo de economizar dinheiro para futuros cursos de especialização, faz com que esse público decida deixar a casa dos pais cada vez mais tarde. Com isso, surge o ambiente perfeito para eles curtirem música a todo o momento, em seus próprios quartos, na sala de estar, seja na TV, através de videoclipes, no rádio, na Internet ou no iPod", comenta Beatriz Mello, gerente de pesquisa da Viacom no Brasil.

Segundo Beatriz, é através da música que o jovem consegue se diferenciar de seus pais e restringir o seu espaço dentro de casa. "Dentro de seu quarto, ouvindo os discos, montando a sua própria coleção e assistindo aos seus videoclipes favoritos, ele delimita seu espaço perante os outros moradores e imprime a sua preferência musical", completa.

Videoclipes

O local onde os jovens mais escutam música é em seus próprios lares. Neles, assistir aos videoclipes é um dos seus programas preferidos, já que através deles, afirmam conseguir sentir a vibração e a emoção do artista. O videoclipe permite que eles interajam com a música e seus artistas preferidos, dançando, liberando energia e imitando-os. "Para eles, a música pode até não ser tão boa, mas o que importa é o videoclipe fazê-los sonhar", diz Beatriz. Já ouvir música, segundo a gerente de pesquisa, está mais relacionado ao momento, interagir com seu próprio universo, estar sozinho, ler um livro, relaxar, e fazer a sua própria interpretação da canção.