O programa "Salto para o Futuro" é exibido de segunda a sexta, às 19h, pela TV Escola. Nesta semana, a série visa debater junto aos professores e educadores das mais diferentes regiões brasileiras, na compreensão das bases conceituais e metodológicas do programa de formação de Língua Portuguesa e de Matemática. Os programas são reprisados de segunda a sexta, às 5h, 11h, e às 15h. Confira abaixo os destaques para esta semana.

Segunda-feira

No primeiro programa da série, será discutida a importância da formação continuada para os professores da educação básica. Será mostrado o papel da escola como lócus de formação, onde o professor ensina e também aprende com seus pares, com os alunos e com toda a comunidade escolar. Serão abordados, também, alguns programas de formação continuada, como é o caso do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II, promovido pelo MEC.

Terça-feira

O objetivo central da escola deveria ser preparar o estudante para pensar e agir em situações-problema que ele encontra em seu cotidiano e que encontrará por toda a sua vida. Nessa perspectiva, espera-se que cada área na qual o estudante adquire experiências e constrói conhecimentos, durante sua trajetória escolar, contribua para este objetivo. De que forma, então, a Matemática pode contribuir para o desenvolvimento dessa competência de resolver situações-problema? E qual é o papel do professor de Matemática no desenvolvimento dessa competência? De que maneira o educador pode mediar a construção dos conceitos para que a Matemática seja, de fato, instrumental importante na resolução de situações-problema? Estas são as questões em discussão no segundo programa da série.

Quarta-feira

O objetivo principal do terceiro programa é conceituar e apresentar aspectos e exemplos sobre o que vem a ser o conhecimento matemático em ação, o qual se articula à ação dos alunos na resolução de situação-problema, proposta como início da aprendizagem da Matemática. A Matemática pode e deve se mostrar como valiosa possibilidade de leitura e interpretação de fatos do mundo, e de solução de problemas que aparecem nessa realidade. Ela deve dar suporte para novas redes de conhecimentos, matemáticos ou não. A prática pedagógica de Matemática deve exercitar, de modo contínuo, as linhas centrais do pensar matemático – entre outros: observação, inferência, intuição, argumentação e justificação. Este é o tema em foco mo terceiro programa da série.

Quinta-feira

Os estudos em torno do conceito de gramática têm revelado que ela é entendida de muitas formas diferentes. De certo modo, ela está inevitavelmente presente nas aulas de Língua Portuguesa e também nas demais disciplinas, e deve ser trabalhada. A questão principal está na forma como isso deve acontecer. No quarto programa, pretende-se discutir o ensino da gramática e seu papel no desenvolvimento das competências básicas, cujo domínio o falante deve aperfeiçoar e ampliar, na escola, especialmente nas aulas de Língua Portuguesa: as competências comunicativa, lingüística e textual.

Sexta-feira

O quinto programa também está voltado para os professores de Língua Portuguesa, e tem como proposta discutir a importância de trabalhar em sala de aula com a diversidade de gêneros textuais.