O National Geographic Channel exibe no próximo sábado, dia 18 de outubro, às 21h, o especial "Operação Xeque-Mate". O documentário revela as estratégias e os detalhes do resgate que libertou quinze reféns, entre eles estava a ex-candidata à Presidência da República da Colômbia, Ingrid Betancourt.

Para um país como a Colômbia, um país mergulhado na violência por mais de cinqüenta anos, a Operação Xeque-Mate não é apenas um dos resgates de reféns mais “limpos” da história, mas também uma demonstração ao mundo da capacidade operacional e de inteligência militar das forças armadas do país

Com um sofisticado plano de inteligência militar, os oficias colombianos conseguiram iludir os líderes das FARC e libertar os 15 seqüestrados por razões políticas. Aproximadamente 700 reféns ainda estão sob o poder das FARC.

Elogiado ao redor do mundo, o resgate causou controvérsia, por conta das acusações de uso ilegal do emblema da Cruz Vermelha Internacional, pela utilização de logotipos de alguns meios de comunicação, assim como pela liberação de imagens da operação.