O National Geographic Channel estréia nesta quinta-feira (9), às 21h, o documentário De Volta a Bikini. A atração é apresentada por Lawrence Wahba, e mostra as conseqüências da maior agressão do homem à natureza em toda a história.

Bikini é um atol formado por ilhotas e lagos de água salgada na região das Ilhas Marshall, com um visual paradisíaco e fauna e flora riquíssimas. Seria um perfeito ponto turístico, porém, é mais conhecido por ser o local escolhido para testes nucleares norte-americanos, nas décadas de 40 e 50. A região foi destruída e ficou, de 1958 até 1996, "interditada".

Dez anos depois, Lawrence foi autorizado a levar sua equipe de volta a Bikini. Procurando por pontos visitados na primeira vez, ele conduz o telespectador a 50 minutos de imagens impressionantes dos resultados das explosões atômicas na região. Mergulhando nos destroços da frota afundada, a equipe observa a importância das carcaças para a proliferação de corais, a retomada da vida marinha nas águas bikinianas e captura imagens deslumbrantes do local.