O canal TCM exibe neste domingo, à partir das 16h30, uma homenagem ao ator Paul Newman. A emissora abre espaço para honrar a obra do ator conhecido como “a lenda dos olhos azuis”, e exibe os filmes: Lady L (às 16h30), Inferno na Torre (às 18h25), Um Golpe de Mestre (às 21h15), Gata em Teto de Zinco Quente (às 23h30) e Cortina Rasgada (à 1h25).

Em Lady L, dirigido pelo também ator Peter Ustinov, Paul Newman rouba a cena num elenco formado por estrelas européias como Sophia Loren, David Niven e Philippe Noiret, ao interpretar um cativante e charmoso anarquista. Já em Um Golpe de Mestre, ele retoma a deliciosa parceria de Butch Cassidy e Sundance Kid, com o amigo Robert Redford, com ambos interpretando uma dupla de anti-heróis marginalizados em plena Depressão dos EUA. No impressionante Cortina Rasgada, de Alfred Hitchcock, o ator torna-se um físico nuclear envolvido em uma trama de intriga e espionagem, ambientada em plena Guerra Fria.

No ano em que se casaria com sua eterna companheira Joanne Woodward, o ator traz seu talento para o polêmico Gata em Teto de Zinco Quente, trama sobre uma família disputando a herança milionária do pai com câncer, e que teve coragem, na época, de abordar temas “proibidos” como adultério e alcoolismo. E mesmo ao lado de nomes como Steve McQueen, Faye Dunaway, Fred Astaire, Richard Chamberlain e Robert Vaughn, é Paul Newman quem incendeia a tela em Inferno na Torre, considerado um clássico do chamado “cinema-catástrofe”.