O The History Channel exibe na próxima sexta-feira (3), às 13h, o especial Indiana Jones e a Saga Final. A atração discute fatos, teorias e realidades em torno de artefatos como a Arca da Aliança, as Pedras de Sankara, o Cruz do Coronado, o Santo Graal e, claro, os crânios de cristal.

Ao longo dos anos, historiadores e arqueólogos discutem e estudam mistérios da Humanidade. Muitos dizem que alguns artefatos não passam de lendas, já outros acreditam na existência real de tesouros, que carregam segredos poderosos além da compreensão humana. Arqueólogos e aventureiros dedicam suas próprias vidas em busca de conhecimento e capturam a imaginação do mundo com suas teorias.

Uma figura emblemática apresentou de vez a arqueologia aos leigos, trata-se de Indiana Jones, professor universitário que defendeu e descobriu segredos da história do mundo. Mas o Dr. Jones é personagem fictício do cinema, e uma criação de Steven Spielberg e George Lucas. Ele foi interpretado pelo astro Harrison Ford em três grandes sucessos na década de 1980, e mais recentemente com o quarto filme da franquia: Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008).