O The History Channel exibe na próxima terça-feira (25), às 23h, mais um episódio de Combates Aéreos. Nesta edição, o programa conta a história dos testes de pilotos norte-americanos e alemães, em aeronaves supersônicas. Além disso, serão mostradas as grandes batalhas aéreas em velocidades supersônicas, que marcaram a história da aviação.

Uma das características marcantes da Segunda Guerra Mundial foi a produção de um grande número de aviões. O avanço da tecnologia empregada na aviação trouxe mais eficácia na realização dos combates, mas apesar das descobertas, o período da guerra não conheceu a dinâmica dos jatos supersônicos. Para produzir um jato dessa categoria era preciso desenvolver um protótipo resistente às fortes ondas de choque geradas em velocidades supersônicas.

Tal feito foi alcançado apenas em 1962, quando o North American X-15, pilotado pelo norte-americano Robert White, percorreu cerca de 80 km em velocidade recorde no espaço. O desenvolvimento desses jatos e sua posterior introdução em combates serão abordados neste programa.