A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) divulgou nesta terça-feira, dia 2 de dezembro, que considera como positivo o primeiro ano da TV Digital no país. Estima-se que ao final de dezembro o novo padrão esteja disponível para 40 milhões de pessoas.

O ritmo de introdução do novo padrão de TV é "muito positivo", na avaliação do presidente da Abert, Daniel Pimentel Slaviero. Segundo ele, a adoção do novo padrão já supera o cronograma inicial do Sistema Brasileiro da TV Digital Terrestre (SBTVD). Segundo dados do Fórum do SBTVD, foram vendidos 150 mil receptores fixos (conversores externos e embutidos em TVs), e outros 150 mil receptores móveis (celulares, minitvs e pen-drives), atingindo 645 mil telespectadores

Apenas nesta semana, a transmissão digital chega a Salvador e Campinas. "A previsão para 2009 é cobrir todas as capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes do país. É claro que, como qualquer mudança tecnológica, a transição da TV analógica para a digital também acontecerá por etapas", afirma Slaviero. A expectativa da entidade é de crescimento exponencial no número de telespectadores, no próximo ano, impulsionado pela chegada da interatividade e a maior oferta de receptores fixos e portáteis. "O preço dos equipamentos seguem tendência de queda constante, o que beneficiará o usuário", explica.