O canal de TV por assinatura Canal Brasil estréia na quarta-feira, dia 7 de janeiro, a partir das 22h, o documentário inédito e exclusivo "Memória para uso diário – Uma luta da memória contra o esquecimento". A produção tem direção de Beth Formaggini.

O documentário dedicado ao militante brasileiro Apolônio de Carvalho e a todos os mortos e desaparecidos na ditadura militar evidencia a luta contra a tortura praticada pelo Estado e retrata o trabalho do grupo Tortura Nunca Mais, que apóia jurídica e emocionalmente as pessoas violentadas por parte do governo. O filme reforça ainda a memória de fatos passados, reunindo depoimentos de militantes e de personagens que, de alguma forma, participaram daquele momento de opressão.

A luta de Ivanilda Veloso – uma mulher em busca de evidências que comprovem o assassinato de seu marido e líder sindical Itair Veloso –, relatos de longas buscas pelos corpos de desaparecidos políticos, reportagens televisivas sobre a divulgação de documentos arquivados, o drama de duas mães que tiveram seus filhos assassinados pela polícia nas favelas e fatos que não podem ser esquecidos enlaçam o documentário de Beth Formaggini.