A Rede Bandeirantes exibe de hoje, dia 22, até o próximo sábado, dia 27 de dezembro, a partir das 19h20, no Jornal da Band, uma série de reportagens especiais sobre vulcões. A série "Ilhas de Portugal: na trilha dos vulcões" leva o repórter Sérgio Gabriel o cinegrafista Anísio Barros as ilhas do Arquipélago dos Açores e da Madeira.

Na rota das ilhas vulcânicas a equipe fez uma expedição até a antiga cratera do Vulcão dos Capelinhos, na ilha do Faial, que entrou em erupção há apenas cinquenta anos. Na nova península formada pelas cinzas vulcânicas, o cenário é de casas abandonadas e soterradas. A reportagem ouviu as testemunhas da erupção que durou um ano e meio e é considerada pelos cientistas uma das mais importantes do mundo porque apesar de acontecer no mar pôde ser registrada e acompanhada passo a passo.

Na Ilha de São Miguel, imagens das lagoas nas antigas crateras que mudam de cor e as fumarolas que borbulham água fervendo e exalam enxofre. Um lugar tão quente que é usado pelos açorianos para preparar um cozido que passa 6 horas enterrado ao lado da lagoa de Furnas, devidamente provado pela nossa equipe.