[globo:60675a325b]http://video.globo.com/Videos/Player/Entretenimento/0,,GIM943317-7822-CHAMADA+FESTIVAL+NACIONAL,00.html[/globo:60675a325b] A Rede Globo exibe na segunda semana de janeiro mais uma edição do "Festival Nacional". A sessão, que exibirá grandes sucessos do cinema nacional, irá ao ar entre os dias 6 e 9/01 após a minissérie "Maysa – Quando Fala o Coração". A novidade é que nesta ano os filmes serão apresentados no formato HDTV (exceto "Ó Paí, Ó"), para aqueles que já tem acesso a esta tecnologia.

Saiba mais sobre as produções e programe-se!

Dia 6 – A Grande Família – O Filme

Após passar mal e ir ao médico, Lineu (Marco Nanini) está convicto de que morrerá em breve. Ele esconde a situação da família e desiste de ir a um tradicional baile, o que faz com que Nenê (Marieta Severo) convide um ex-namorado para lhe causar ciúmes. As confusões que acontecem no programa de TV ‘A Grande Família’ não são menores no longa-metragem que conta com o mesmo elenco do semanal. O filme tem direção de Maurício Farias.

Dia 7 – O Coronel e o Lobisomem

O filme conta a história de Ponciano de Azeredo Furtado (Diogo Vilela), um coronel de patente e fazendeiro por herança, que luta contra seu irmão de criação Pernambuco Nogueira (Selton Mello) para manter as terras da fazenda Sobradinho e conquistar o coração de sua prima Esmeraldina (Ana Paula Arósio). Para vencer esta batalha, Ponciano precisa enfrentar feras, agiotas e ladrões, além de se envolver com a vida boemia da cidade e ainda espantar assombrações. Também estão no elenco Tonico Pereira, Pedro Paulo Rangel e Andrea Beltrão.

Dia 8 – Bendito Fruto

Edgar (Otavio Augusto), dono de um salão de beleza em Botafogo, no Rio de Janeiro, vive um eterno romance não assumido com sua empregada doméstica, Maria (Zezeh Barbosa). Tudo muda quando a explosão de uma tampa de bueiro o reaproxima de uma amiga de infância, Virgínia (Vera Holtz), que quer conquistá-lo. Com direção de Sergio Goldenberg, o filme conta ainda com a atuação de Lucia Alves, Camila Pitanga e Eduardo Moscovis.

Dia 9 – Ó Paí, Ó

Em animado cortiço do centro histórico do Pelourinho, em Salvador, tudo é compartilhado pelos seus moradores, especialmente a paixão pelo carnaval e a antipatia pela síndica do prédio, dona Joana (Luciana Souza). Incomodada com a farra dos condôminos, ela decide puni-los, cortando o fornecimento de água do prédio e eles se solidarizam para resolver o problema. O filme que deu origem à série de televisão que foi ao ar na TV Globo, tem direção de Monique Gardenberg e, no elenco, Lázaro Ramos, Dira Paes, Wagner Moura, Stênio Garcia, Emanuelle Araújo e Gustavo Melo.