O canal de TV por assinatura Globo News exibe nesta quarta-feira, dia 28 de janeiro, a partir das 23h30, um especial em homenagem aos 200 anos de nascimento do britânico Charles Robert Darwin. O especial será exibido em quatro episódios.

O primeiro apresenta a história pessoal de Darwin. Serão mostrados a infância e a família, os estudos iniciais, os mentores e a famosa viagem a bordo do navio Beagle. Durante a expedição de quase cinco anos, Darwin esteve na Bahia, no Rio de Janeiro e em Fernando de Noronha. No segundo episódio do especial, será resgatada a figura de Alfred Wallace, o responsável por incentivá-lo a publicar seus estudos.

O segundo episódio também mostra como as teorias de Darwin causaram um grande impacto na época. As pessoas inicialmente rejeitavam as novas ideias e a Igreja Católica achava tudo aquilo um absurdo, já que a nova teoria negava o Criacionismo, em que Deus é o Criador de todas as espécies.

O terceiro episódio da série é focado na teoria criacionista. O repórter Marcos Uchôa fez uma visita ao Museu do Criacionismo, nos Estados Unidos, onde está exposta toda a história do surgimento do ser humano de acordo com a Bíblia e as teorias religiosas. Para o último episódio do programa, preparou-se uma brincadeira. Vários estudiosos – médicos, biólogos, filósofos e cientistas – dão sua opinião a respeito do futuro da teoria evolucionista de Darwin.