A Rede Globo exibe nesta sexta-feira, dia 2 de janeiro, logo após o programa "Globo Repórter", o especial "Decamerão". A atração é inspirada na coletânea de cem contos de origem popular do escritor italiano Giovanni Boccaccio.

Na trama, definida por Jorge Furtado como "uma comédia licenciosa e romântica com toques de aventura", comer, amar e morrer é um bom resumo da vida. “Um dos grandes clássicos dos contos populares foi recriado por grandes atores brasileiros, em uma paisagem linda. Isso é que faz deste especial uma bela história”, revela Jorge Furtado.

A atração traz a história do Velho Spininellochio (Tonico Pereira), dono de uma grande vinícola, que avisa ao filho Tofano (Matheus Nachtergaele) que ele só herdará sua fortuna se aceitar se casar com Monna (Deborah Secco). O patriarca quer garantir o futuro da enfermeira que está a seu lado em seu leito de morte e ignora a paixão do jovem por Isabel (Leandra Leal). O enterro e o casamento da família são celebrados por Maseto (Lázaro Ramos), um falso e divertido padre. Para consumar a união, Monna pede ajuda aos criados Tessa (Drica Moraes) e Calandrino (Edmilson Barros) e promete recompensá-los. Porém, Tofano também recorre ao casal para conquistar Isabel, que está comprometida com Filipinho (Daniel de Oliveira), e avisa que, se tudo der certo, suas vidas irão mudar.