O canal de TV por assinatura Multishow exibe nesta sexta-feira, dia 6 de março, a partir das 21h45, o especial "Heath Leadger: A Tribute". O especial traz a biografia do ator, que morreu no dia 22 de janeiro de 2008, antes de receber o maior prêmio da sua carreira.

O programa mostra a curta, porém marcante, trajetória de Heath, desde seus primeiros papéis em programas de TV na Austrália até o aclamado caubói gay Ennis Del Mar, do filme BrokeBack Mountain, de Ang Lee. "Ele era um homem homofóbico apaixonado por outro homem", comenta Ledger em uma das entrevistas do documentário.

Heath se dedicou muito a seu último papel – o vilão Coringa – e há informações que ele se trancou em um quarto em Londres durante um mês e experimentou vários tipos de vozes para o seu personagem. "Eu estou muito surpreso com o resultado do filme e espero que vocês também estejam", disse ele antes do lançamento do filme.

Christian Bale, Aaron Eckhart e Maggie Gyllenhaal, seus companheiros de elenco em Batman – O Cavaleiro das Trevas, falam no documentário sobre sua atuação, além do diretor Christopher Nolan. "Eu vi o público reagir ao personagem de Heath do jeito que ele gostaria", disse Christopher.

O australiano, fã de xadrez e apaixonado por sua filha, a pequena Matilda, chocou o mundo do cinema com a sua morte. No programa, seu pai, Kim Ledger, aparece emocionado falando que seu filho era uma pessoa amável.