O canal de TV por assinatura Futura exibe no sábado, dia 2 de maio, a partir das 19h30, a série de documentários "Mundo.Doc Civilizações Secretas". O especial exibirá no total quatro documentários.

A estreia é na região dos Andes, local um dia dominado pelo Império Inca. Lá, a descoberta de múmias é um fato frequente. Peculiaridades diferenciam esta prática das do resto do mundo e deixam em aberto questões como a origem e disseminação da mumificação na região.

Em seguida, uma viagem a Machu Picchu, Patrimônio Mundial localizado no Peru. Escavações revelam segredos responsáveis pela prosperidade inca, mas escondam questões que ainda dividem historiadores: como e por que aquele povo construiu uma cidade em uma ambiente tão hostil?

O terceiro filme vai até a América Central para falar da civilização Maia. Composta por uma rede de 70 cidades, ela prosperou no coração da selva por mais de 2 mil anos. O documentário revela o estilo de vida deste povo frente a dificuldades diversas, inclusive a escassez de água.

A série termina com uma viagem aos céus, com imagens aéreas de Machu Picchu, do Templo Maior, na Cidade do México, local sagrado mais importante da cultura asteca e das antigas pirâmides maias.