O canal de TV por assinatura National Geographic estreia neste domingo, dia 5 de abril, a partir das 22h, o documentário inédito "Missão: Guantánamo". A atração terá estreia simultânea nos Estados Unidos e em toda a América Latina.

A Baía de Guantánamo, em Cuba, abriga o centro de detenção mais famoso do mundo. Denúncias de tortura, prisão ilegal e abuso dos direitos humanos tornaram este presídio, criado logo depois dos ataques terroristas de 11 de setembro, no símbolo mais potente da guerra americana contra o terror. Alvo de questionamentos, ela está prestes a ser fechada.

Embora receba a atenção do mundo inteiro, muito pouco se sabe sobre o cotidiano dentro da prisão. Como os detentos vivem confinados – alguns deles há sete anos – em celas de 1,85 x 2,44m? Quem vigia as portas? Como lidam com as críticas sobre suas práticas? “Missão: Guantánamo” leva os telespectadores a uma jornada por este espaço restrito, com altíssimo nível de segurança e equipado com 17 quilômetros de grades e guardas em torres de vigilância.