Conforme você leu aqui no vcfaz.net na última semana, o Grupo Abril anunciou o encerramento das atividades dos canais Fiz e Ideal. De acordo com o comunicado, "a decisão foi motivada pela dificuldade em romper uma barreira praticamente intransponível que existe no Brasil para a distribuição de canais pagos. A Abril acredita que somente por meio de uma competição saudável, com foco no consumidor, é que se pode promover e estimular o surgimento e o fortalecimento de novos núcleos nacionais de produção audiovisual".

A notícia, recebida com surpresa pelos telespectadores e também pela equipe do canal, tem gerado diversas manifestações pela web. Em discursos emocionados, apresentadores de alguns dos principais programas do Ideal TV estão postando dentro de seus blogs, no Márcio Mussarela (apresentador de Chefe na Cozinha e Empresa Ideal)
Post: Você já sonhou acordado?

Hj eu acordei de um sonho. Acordei não, fui acordado.

E no meu sonho eu vivia em um mundo ideal. Um mundo de Idealistas.

Nesse mundo a gente acordava todos os dias e ia viver nosso maior desafio: mudar o mundo. A gente mostrava para as pessoas que falar de negócios, o ambiente de trabalho, dar dicas do mundo corporativo podia ser divertido e interessante e bacana e leve e feliz. Feliz. Muito feliz.

Não que fosse todo dia alegre e sorridente, que tudo fosse perfeito, que no meio da tarde alguém começasse a cantar e de repente todos fizessem coro e coreografia como nos filmes de Elvis (isso já é perfeito demais…)mas mesmo com os perrengues, com as dificuldades, com as divergencias, necessidades e outros entreveios as pessoas de lá sabiam que faziam a diferença. Que faziam diferente.

E que do outro lado da janela eletronica de vidro mais e mais pessoas acreditavam naquele mundo Ideal. Viviam através dele. sonhavam com a gente.

E no sonho, quanto mais a gente fazia, mais pessoas se juntavam a nós e mais a gente acreditava no que estava realizando. Um sonho de que era possivel ser assim, Ideal, do jeito que a gente mostrava, do jeito que a gente fazia,do jeito que a gente sonhava, do jeito que tinha que ser.

Presidentes de empresa fazendo embaixadinhas, diretores de RH cantando, executivos fazendo esportes, trainees encarando a vida profissinal, executivas desbravando suas fronteiras, gente cozinhando, empreendendo, fazendo milhões e todo mundo aprendendo, ensinando, divertindo e vivendo. Você acreditaria que isso seria possivel? A gente acreditou. A gente fez.

Se eu fosse contar como tudo isso aconteceu, eu seria chamado de mentiroso, exagerado ou até mesmo inocente ou quem sabe sonhador. Mas quem viveu o Ideal, sabe.

Hoje tenho a certeza de que um sonho pode virar realidade. Fizemos isso nos ultimos dois anos. Continuaremos a fazer nos próximos 50! E isso ninguém tira da gente.

Hoje eu acordei de um sonho. Acordei não, fui acordado.

Não tem problema, amanhã eu sonho tudo de novo…

Márcio Mussarela

Gustavo Tikao (apresentador do Você High Tech)
Post: Despedida Ideal – Você Hightech

Olá a todos vocês que sempre visitaram o meu blog, que acompanharam a nossa programação, que acompanharam o Hightech e que sempre participavam, indicavam e se identificavam com nossos conteúdos. Como muitos já devem saber, o Ideal está com os dias contados e será fechado a partir do final do mês. Sim, infelizmente é verdade.

Como sempre, e nesse momento não poderia ser diferente, aqui estou eu a 01:40am escrevendo para vocês para postar um vídeo que eu gravei e editei com todo carinho para vocês (o Tikao e seus vídeos, né? É making off, dica, anúncio de atrações… ahahahaha). E confesso que faço com um grande prazer, tanto prazer como quando respondia aos comentários em feriados, finais de semana, de manhã, tarde, noite… sem problema algum. Porque uma coisa eu sempre tive muito claro em mente: – Eu não trabalho para um ou mais chefes. Eu trabalho para vocês, nossos telespectadores e nosso público. Cada gota de suor foi especialmente para vocês.

Para esse momento triste, eu gostaria de exaltar o trabalho de muitas pessoas que fizeram parte da trajetória do canal e do meu programa em especial, por isso, fiz um vídeo exclusivo e dedicado a todos vocês, confiram:

É claro que ainda faltarm muitas pessoas e que o vídeo seria muito pouco para falar sobre o trabalho de todos que ajudaram que o programa Você Hightech fosse uma realidade. Gostaria de ressaltar, parabenizar e agradecer os trabalhos de todos (me desculpem se eu esqueci de alguém, é só me avisar que eu coloco aqui, com certeza!):

Nossa diretora Maria Tereza Gomes (apresentadora do programa Trajetória), Cláudia Torres (secretária), Eriel Civali (gerente), Slede (gerente do núcleo da internet), Ciro, Bruno, Ariê e Maurício (núcleo da internet), Andrea (coordenadora), Paulão (coordenador de estúdio e host do Confraria), Alessandro (responsável pela programação), Fernando Schwartz (figurinista), Roger Carlomagno (diretor do núcleo Bem Viver e Reality), Caio (operador de vt), Thiago (operador de tp), Wagner (assistente de iluminação), Diadema (assistente de iluminação), Camasão (estúdio), Chechia (diretor de corte), Cafu (assistente do estúdio) Lance, Vaque e Julinho (câmeras), Borginho (estúdio), Raquel, Bruno Fattori e Paloma (maquiadores), Dalva e Rodrigo (digitalização), Rodrigo, Renato, Fabinho, Miguel, Guilherme, André, Tico, Rafael, Danilo, Daniel e Fausto (editores), Kaká e Tabuada (coordenadores de edição), todos os seguranças, faxineiros e todos que diretamente e indiretamente ajudaram não só ao Hightech, mas ao canal como um todo.

Só não vou colocar o nome de todos os câmeras de externa, produtores e estagiários pois são muitos. E também porque tenho contato com todos! =-)

Eu sei que a atitude de escrever e tentar lembrar o nome de todos é pouca, é pequena, mas é de coração, desculpe se eu esquecer (e deve ter acontecido) de alguém.

Obrigado a todos! Agradeço a cada dia e por todos estes 20 meses de aprendizado.

E sobre a pergunta que eu terminei o vídeo: Qual é o seu Ideal?

Respondendo à minha própria pergunta, o meu ideal é “imaginar um mundo mais justo, mais democrático em que cada um possa ter e trilhar seu espaço e seu caminho da forma que bem entender e se esforçando para tal. E que cada um o faça sem invejar, temer ou prejudicar ninguém. Esse é o meu ideal.”

E você, qual é o seu Ideal?

Gustavo Tikao – Tk.
Navego na internet, logo existo!

Gutemberg de Macedo (apresentador do Você X Gutemberg)
Post: Fui Demitido! E agora?

Prezado Telespectador,

Quero agradecer a você pelas mensagens de apoio, carinho, sugestões e críticas que recebi ao longo de vinte meses como apresentador do Programa Você x Gutemberg.

Como você deve saber, a Ideal TV encerrará definitivamente suas atividades no próximo dia 30 de junho. Uma lástima. Uma perda irreparável. Afinal, podíamos ligar a nossa televisão diariamente e assistir programas que nos deixavam mais ricos em conhecimento e sabedoria.

Eu, pessoalmente, também aprendi muito, cresci profissionalmente e fiz muitas novas amizades que espero poder mantê-las.

Quero expressar minha gratidão a Maria Tereza Gomes, executiva exemplar, dedicada e comprometida com uma programação diferenciada, bem como a sua maravilhosa equipe – jovem, atuante e engajada. A todos, sem exceção. E a você, que sempre me acompanhou e prestigiou, desejo expressar minha gratidão por tudo o que representou ao longo de uma caminhada tão rica com o objetivo de entreter, divertir e promover o conhecimento e a cultura em um país carente de educação e de líderes tão medíocres.

Gutemberg B. de Macêdo

Anne Dias (apresentadora dos programas Fique Rico, Virou Case e Jornal Ideal)
Post: Despedida

Meninos e meninas,

Hoje é meu último dia aqui, na Ideal TV.

Aprendi muito com vocês todos.

Bem, é isso. Hoje não é um dia alegre para mim.

A partir de agora, a gente se vê em: www.annedias.com.br ou annedias@annedias.com.br

Se precisarem de dicas de finanças, telefone de algum consultor ou até se quiserem xingar uma nova medida do governo que afete seu bolso, me mande um email.

Aquele abraço.

Anne Dias

Carlos Mello (apresentador dos programas Pergunte ao Headhunter e Siga o Mestre)
Post: Não aprendi dizer adeus…

Não adianta, os anos passam, eu fico mais velho e mesmo assim não aprendo e nem consigo dizer adeus. Acabei de saber que o Ideal vai fechar. Como assim? Fechar? Pois é acabou, tá todo mundo fora. E aí, é pegar suas coisas e dizer adeus? Não, de jeito nenhum. Apesar da tristeza e da noite sem dormir, valeu muito, muito mesmo. Foi tudo muito rápido, apenas dois anos e dois meses, por isso mesmo que valeu, porque se passou rápido e a gente nem sentiu, quer dizer que fizemos bem feito, fizemos a diferença. Como disse a Maria Tereza: “não teve um dia sequer que eu acordásse de mau-humor para vir trabalhar”, porra, quanto vale essa frase? Seguimos a risca o nosso Ideal, ao invés de reclamar, de falar mal dos outros, de criticar, paramos e perguntamos: “O que podemos fazer para construir e ajudar os outros”. Valeu muito, pelos novos amigos que conhecemos, pelos antigos amigos [que vieram gravar comigo e fazer parte dos programas], pelas matérias e reportagens [aprendendo sempre], pelo carinho do público na rua e nos emails, e pela equipe espetacular do Ideal. Valeu galera, essa etapa da viagem já foi. E a fila anda, vamos prá próxima.

Abraço grande,

Carlos Mello

PS: alguém aí conhece um headhunter para me indicar, vou precisar de um (rs)

Mona Dorf (apresentadora do Confraria Ideal)
Post: E você aí de casa que está nos assistindo, saiba que …

Hoje não é um dia alegre para nós aqui do Ideal. Dia de sol, sem festa de luz … A decisão de fechar o canal nos pegou de surpresa. E depois do choque, vem o luto. Voltado para o mundo empresarial, pouco a pouco vinha conquistando novos telespectadores pela proposta diferenciada e inovadora. Aqui fiz amizades entre os colegas de trabalho, comandados por André Mantovani e Maria Tereza Gomes, e também entre os meus convidados do Confraria que sempre elogiavam o nível e a qualidade dos programas, lamentando que um público maior não pudesse vê-los, por falta de distribuição. A equipe reduzida sempre deu um duro danado pra trazer o melhor conteúdo e conseguiu! Saímos com a sensação de missão cumprida, e justamente por isso, lamentamos a morte precoce… Quero expressar minha gratidão por tudo que aprendi em mais esse projeto da minha trajetória profissional, agradecer aos excelentes profissionais da técnica e do estúdio que são inúmeros – e nem poderia nomeá-los – e que sempre foram fundamentais para a nossa tranquilidade. São eles que davam a plástica do programa; ágeis, com dezenas de cortes e ângulos, faziam parecer que havia umas 10 câmeras na hora da gravação. Fernando Schwarz, nosso querido figurinista se desdobrava, sempre com prazer, pra deixar a gente bem na foto! Como sabe que eu adoro moda, e que o público do canal era de alto nível, corria as grifes bacanas para nos trazer roupas modernas e de acordo com o perfil de cada apresentador. Acabou. Vamos pra outra. À todos, meu obrigada. E a gente se vê em novas mídias!

Antes queria dizer aqui que gravamos 3 programas inéditos que ficaram muito bons e que entrarão na programação até o dia 30, quando se encerram as atividades. A Confraria da Leitura, Loucos por um seriado e a da Moda que estreia hoje à noite. Não deixe de assistir. Até o dia 30 de junho.

Mona Dorf

Blog do Assembleia Geral
Post: Hoje tem Assembléia Geral inédito

Caros amigos, em respeito e em homenagem a vocês que tanto nos honraram com a sua audiência, mesmo com a emissora nos seus últimos suspiros, nós gravamos mais um belo programa (ao menos na opinião da produção), comentando os assuntos da semana.
O assunto da semana mais importante para nós, claro, é o encerramento das atividades do canal e até esse assunto, claro, foi comentado.
O site do canal, junto com o blog, devem estar no ar até o dia 29, portanto se você quiser mandar uma mensagem para nós por favor se apresse, fale conosco enviando um email para assembleiageral@idealtv.com.br ou aqui mesmo na área de comentários do blog.
Ficaremos muito felizes em poder continuar conversando com vocês, mesmo depois do fim do canal.
Um abraço e obrigado por tudo!

Alexandre Borges

Blog do Luz, Carreira, Ação
Post: É sempre difícil dizer adeus

Pessoal,

Foi muito bom estar com vocês durante o período em que a Ideal TV esteve no ar. Aprendi muito, apresentando o Day Off e o Luz, Carreira, Ação! Pena que tenha durado tão pouco. Mas tenho certeza que coisas melhores virão e que a gente ainda vai se encontrar muitas vezes na telinha e na vida — se Deus quiser!

um abraço carinhoso e muito obrigada por terem me acompanhado nessa jornada,

Márcia Rocha

PS. Se quiserem falar comigo, meu email é marciarocha.sophia@gmail.com

Blog do 100 Maneiras
Post: …Agora o “até breve” é prá valer!

Amigos queridos,

Quando postei o texto desta semana no blog, o intitulei de Adiós, Amigos. E era uma brincadeira porque estavámos nos despedindo da temporada do programa que acabava.

E, coincidência ou não, meu texto acabou por fazer da ficção a realidade! Estamos todos muito sentidos com a notícia que a Ideal TV sai do ar no dia 30/6!! Como disse Carlos Mello em seu texto recente, não aprendi a dizer adeus. Assim como ele, nós, do 100 Maneiras também não: estamos todos inconformados por saber que o canal do qual todos fizemos parte deste o seu início, daqui a pouco vai deixar de ser parte de nossas vidas!

Assim, nosso agradecimento – e sei que posso escrever em nome de toda a troupe – a todos os espectadores que acompanharam, desde o início, a minha saga junto ao Marcio Aurélio & sua equipe de sem-noções e sem limites da Ora H. Nosso agradecimento à toda a equipe de técnicos, ao queridíssimo diretor Roger Carlomagno que nos deu liberdade para voar. Para criar. E para rir e fazer rir. Nosso produtor amadíssimo, Daniel Zanardi que, com uma paciência de elefante cuidou para que tudo desse certo e cuidou de todos nós em todas as temporadas de gravação. Ao Eriel Civalli nosso obrigada também!!

Nosso especial muito muito obrigado à Maria Tereza Gomes, diretora do canal, que apostou numa idéia, que investiu nesta idéia e fez com que ela se tornasse real, engraçada e instrutiva.

Parafraseando Milton Nascimento, encerro o meu derradeiro post afirmando: – “Eu já estou com o pé nesta estrada, qualquer dia a gente se vê…!”

Preferimos dizer até breve a todos vocês. Adeus é algo definitivo: numa destas esquinas da vida certamente estaremos junto a todos vocês novamente!!!

See you soon,
Marcio Aurélio Guimarães, Rogério Batista, Cassio Capote,Giba Pereira, Solange Silva, Regina Helena, Walentina Avallon & Célia Leão