O "Domingão do Faustão" (Globo) do próximo domingo, dia 19, terá a estreia de dois quadros. "Maratoma do Faustão" e "Primeiro e Último" são espécies de reality shows onde os participantes competirão por um prêmio, seja em dinheiro ou num carro 0km.

A competição "Primeiro e Último" vai reunir 11 casais a cada domingo para disputar um prêmio de até 30 mil reais no palco do programa. As provas são de sorte e adivinhação, além de abordarem também questões pessoais dos coconcorrentes. Apenas um casal sairá vencedor do jogo, que é um formato da Endemol.

Gravado em um parque, localizado em Benavidez, em Buenos Aires, Argentina, o "Maratoma do Faustão" trará a cada domingo 16 participantes, disputando um carro 0km. O desafio foi realizado em piscinas de água e de lama, esteiras rolantes, escorregas, muro de escalada e camas elásticas, com toda uma estrutura de engenharia completa para a realização das provas. O quadro é dividido em quatro etapas e cada uma delas é realizada em um percurso diferente, com vários obstáculos, em que é necessário agilidade, força física, equilíbrio, fôlego e concentração.

A competição, que terá quatro episódios, selecionou 64 brasileiros que viajaram para as gravações com a equipe do ‘Domingão’, formada por cerca de cem profissionais brasileiros e argentinos.

O ‘Maratoma’ é a versão brasileira do "Wipeout" (trailer), um formato da Endemol que possui adaptações em diversos países. A prova começa com os 16 participantes e os 12 que completarem o percurso em menos tempo passam para a fase seguinte. Em seguida, o participante que obtiver o melhor resultado passa direto à etapa final. Os outros seis melhores colocados vão para a terceira etapa, onde somente três passam para a etapa final. Na quarta e última fase, quatro finalistas ainda estarão na disputa: os três que passaram pela terceira etapa e o melhor colocado da segunda fase. Nesta grande final, o vencedor será aquele que completar o percurso em menor tempo.